Torcicolo

Enrijecimento dos músculos do pescoço.

Quer receber mais informações sobre o torcicolo? Subscreva a nossa newsletter.

Tipos de torcicolo

Existem 3 tipos de torcicolo, nomeadamente repentino, congénito e espasmódico.

1. Repentino

É um torcicolo decorrente de uma contractura muscular, que pode ser resultado de uma má postura do pescoço, um movimento brusco, tensão, exposição ao frio ou má posição ao dormir.

2. Congénito

É um torcicolo que existe em bebés que nascem com o problema, geralmente causado pela contractura do músculo esternocleidomastóideo durante o parto. Caso não ocorra um tratamento adequado (fisioterapia), a criança pode crescer com inclinação homolateral e rotação contralateral da cabeça. Algumas causas de torcicolo em crianças podem ser o desequilíbrio dos músculos oculares e as deformidades musculares ou ósseas da porção superior da coluna vertebral.

Torcicolo congénito

Fig. – Torcicolo congénito. (A) A contractura do músculo esternocleidomastóideu aproxima a nuca do ombro homolateral e aponta o queixo para o lado contralateral. (B) Exercício de estiramento passivo a ser repetido várias vezes ao dia. Nota-se o nódulo cicatricial no músculo.

3. Espasmódico

É um torcicolo com espasmos neurológicos irreversíveis, de causa desconhecida, desviam frequentemente a cabeça para um lado.