Torcicolo

Enrijecimento dos músculos do pescoço.

Quer receber mais informações sobre o torcicolo? Subscreva a nossa newsletter.

Torcicolo espasmódico

O torcicolo é uma doença muito comum em todas as idades, desde crianças a idosos, sendo caracterizado pela paralisia e inclinação do pescoço, em que a cabeça fica ligeiramente inclinada para um dos lados. Esta doença pode vir a ser muito dolorosa, uma vez que para além do mau estar causado pela inclinação da cabeça, mesmo os mais ligeiros movimentos da cabeça vão tornar-se quase intoleráveis. Existem vários tipos de torcicolos, diferenciando-se pelas suas causas e pelas suas características.

O que é o torcicolo espasmódico?

O torcicolo espasmódico é vulgarmente e erradamente chamado simplesmente de torcicolo, este tipo de torcicolo tem na sua origem os espasmos musculares contudo possui praticamente os mesmos sintomas, a nível visual, que o torcicolo comum como a cabeça inclinada ou o pescoço paralisado. É importante referir que neste tipo de torcicolos a intensidade e a duração do torcicolo não é constante, ou seja, em um momento pode estar sem dores e logo de seguida pode estar com a cabeça inclinada e cheia de dores.

Este tipo de torcicolo, apesar de estar presente em todas as faixas etárias, é mais comum em pessoas dos 30 aos 50 anos.

Causas do torcicolo espasmódico

Ainda não são conhecidas as causas certas para nenhum tipo de torcicolo, pelo que neste também não se sabe qual é a causa certa. Apesar disso existem algumas suposições que levam os médicos a acreditar que o torcicolo pode ter origem nos nervos ou em um desequilíbrio químico no cérebro. O torcicolo pode ser uma questão passageira ou pode ser uma questão permanente, por isso é sempre necessário recorrer ao seu médico mesmo que não tenha muitas dores ou que este dura apenas um ou dois dias.

Sintomas do torcicolo espasmódico

Os principais sintomas do torcicolo espasmódico são a inclinação da cabeça, paralisia do pescoço e espasmos constantes. Estes espasmos poderão ser bastante dolorosos, dando umas dores muito agudas. Os sintomas podem ser ligeiros a graves, podendo persistir toda a vida ou apenas alguns dias, contudo é muito importante que tenha acompanhamento médico. Por norma, os espasmos afetam apenas um dos lados do pescoço, daí a cabeça se inclinar para um dos lados (esquerda ou direita), para trás ou para a frente, sendo que em alguns casos pode causar tremuras nas pessoas.

Tratamento do torcicolo espasmódico

A cura para o torcicolo ainda não foi encontrada, apenas existem alguns tratamentos que ajudam no controle dos sintomas, evitando que sejam tão dolorosos para o doente. Quando uma das causas do torcicolo pode ser tratada pela raiz, esse é o primeiro tratamento a realizar, contudo quanto aos espasmos a questão é mais complicada de tratar.

O tratamento para o torcicolo espasmódico consiste essencialmente na fisioterapia, medicação, massagens e em último caso a cirurgia. Por norma os primeiros tratamentos são as massagens, a fisioterapia e a medicação, sendo que a ultima serve apenas para aliviar as dores momentâneas sentidas pelos espasmos constantes.

Uma das principais dicas que pode seguir é ir de imediato a um médico, quando tiver os primeiros sintomas do torcicolo espasmódico, assim conseguirá começar a tratar o problema o mais cedo possível evitando aquelas dores tão dolorosas.