Torcicolo

Enrijecimento dos músculos do pescoço.

Quer receber mais informações sobre o torcicolo? Subscreva a nossa newsletter.

Caraterísticas do torcicolo

O torcicolo caracteriza-se pela presença de um espasmo muscular contínuo ou intermitente, que atinge os músculos do pescoço (p.ex. esternocleidomastoideu) produzindo uma rigidez.

A manifestação dominante é a contractura dolorosa do músculo esternocleidomastoideu, do lado do traumatismo, o que provoca a adopção de uma postura de defesa – inclinação homolateral e rotação contralateral, ocasionada pelo encurtamento irredutível do músculo afectado. As crianças podem também segurar o braço do lado afectado, de modo a fazer subir a clavícula e diminuir a tensão do músculo.

Caraterísticas do torcicolo

Fig. Inclinação homolateral e rotação contralateral do pescoço.

Espasmos agudos e dolorosos dos músculos do pescoço podem iniciar de modo súbito e podem ocorrer de forma intermitente ou contínua. Geralmente, somente um lado do pescoço é afectado. A direcção da inclinação e da rotação da cabeça depende do músculo do pescoço afectado. Um terço dos indivíduos que apresentam este distúrbio também apresentam espasmos em outras áreas, comummente nas pálpebras, na face, na mandíbula ou na mão. Os espasmos ocorrem sem aviso e raramente durante o sono.

O torcicolo varia de leve a grave e permanente.