Torcicolo

Enrijecimento dos músculos do pescoço.

Quer receber mais informações sobre o torcicolo? Subscreva a nossa newsletter.

Dores no pescoço e cabeça

As dores de cabeça e de pescoço são cada vez mais frequentes na população mundial, desde há muito tempo que os especialistas tendem a avisar dos riscos e consequências para maus hábitos e más posturas para a coluna vertebral e para a cabeça. Perceber quais as causas para que estas dores apareçam é muito importante, uma vez que será mais fácil chegar à sua origem e assim fazer um tratamento adequado ao problema.

O que são as dores no pescoço e cabeça?

Este tipo de dores são também conhecidas por Cefaleias tensionais, pois ocorre uma tensão muscular elevada na zona superior da coluna (pescoço, ombros e cabeça). As dores no pescoço podem desencadear uma série de sintomas que muitas vezes nem sequer são associados a tal situação, por exemplo uma dor cervical ao ser irradiada pode causar dores de cabeça, dormência nos membros superiores, as tão conhecidas dores de cabeça e até dores nos olhos, aquelas típicas dores ao fundo dos olhos que por norma são associadas a outras doenças. É muito importante que tenha cuidado com o pescoço e com a cabeça, pois certamente sentirá uma grande melhoria na qualidade de vida.

Sintomas

Por norma os sintomas ocorrem durante todo o dia, tendendo a aumentar a sua intensidade com o decorrer do dia, começando com uma ligeira dor incómoda, podendo chegar a uma enxaqueca. É importante que consulte o seu médico para a assim seja possível despistar outras doenças mais graves, uma vez que as dores são essencialmente no pescoço e na cabeça poderão estar associadas outras doenças como o cancro ou a hérnia discal cervical. Em geral os sintomas são todos semelhantes, ou seja, dor no pescoço e cabeça, forte tensão sentida na zona cervical, dor ‘por trás’ dos olhos, irritabilidade, dificuldade na concentração, chegando por vezes a sentir fraqueza e enjoos.

Causas

As dores no pescoço e consequentes dores de cabeça podem ter inúmeras causas, entre elas a má postura durante um determinado período de tempo, sendo esta a mais comum. As dores de pescoço são geralmente causadas por lesões, podendo estas serem por má postura ou pela prática de exercício físico. É necessário explicar que a má postura não engloba apenas o facto de se estar mal sentado, implica outras situações como inclinação exagerada enquanto se está em frente a televisão ou ao computador, apoiar a cabeça no braço ou no punho durante muito tempo, rodar muito rapidamente o pescoço, posição ao dormir, entre outras. Uma vida agitada e stressada pode também causar algumas dores no pescoço e na cabeça. Em situações mais graves, as causas podem ser tumores ou hérnias discais cervicais.

Tratamento

Existem vários tratamentos aos quais poderá recorrer para tratar este tipo de dores, desde medicação à simples correção dos maus hábitos. Em primeiro lugar deverá começar por corrigir alguns hábitos seus que poderão trazer-lhe sequelas, e para isso necessita de refletir sobre o que lhe faz mal e a deixa com dores. Se com a correção desses hábitos menos bons, mesmo assim as dores não passem deverá dirigir-se ao médico ou a uma farmácia expondo a sua situação e assim terá acesso a medicamentos próprios para o seu problema, possivelmente analgésicos ou antiflamatórios. Em alguns casos é mesmo necessário recorrer a fisioterapeutas ou massagistas para conseguir aliviar a tensão acumulada e assim libertar-se das dores incomodativas. Nos casos mais avançados, recorrendo ao seu médico, deverá fazer alguns exames mais específicos como uma TAC ou um Raio-X, para conseguir detetar ao certo qual é o problema e assim fazer um tratamento mais adequado a si.