Torcicolo

Enrijecimento dos músculos do pescoço.

Quer receber mais informações sobre o torcicolo? Subscreva a nossa newsletter.

Contratura muscular cervical

O corpo humano é na sua grande parte constituído por tecido muscular que auxilia os movimentos, sendo assim composto por cerca de 400 músculos diferentes. A coluna cervical é composta por várias vértebras, rodeadas de músculos, aumentando assim a mobilidade do pescoço e da cabeça, contudo existir uma mobilidade tão grande nesta zona do corpo vai fazer com que existam mais frequentemente lesões. As lesões na zona cervical são, por normal, extremamente dolorosas sendo por isso importante trata-las rapidamente.

O que é a contratura muscular cervical?

A contratura muscular consiste em uma lesão, mais propriamente, na rigidez do músculo afetado. Tal como o próprio nome indica a contratura muscular é uma sistemática contração involuntária do músculo, gerando um nível elevado de dor, podendo ocorrer em qualquer parte do corpo. Este tipo de lesão é muitíssimo comum, por vezes até em repouso estas ocorrem, não existindo assim uma causa principal para que tal aconteça. Em particular, a contratura muscular cervical é a contração de um dos músculos cervicais. Esta lesão poderá limitar bastante os movimentos do pescoço e da cabeça, pois o próprio músculo está contraído e as dores associadas são, em muitos casos, de grande intensidade. A nível cervical é possível encontrar quadros clínicos em que a dor é apenas incómoda, até quadros em que a dor chega mesmo a imobilizar o pescoço.

Quais as possíveis causas da contratura muscular cervical?

Não é conhecida uma causa principal para as contraturas musculares, existem sim várias possíveis causas que podem despoletar esta reação muscular. Existem fatores de risco que fazem com que seja mais comum e mais fácil as contraturas surgirem, tais como a má postura, peso elevado, stress, o próprio envelhecimento do organismo, falta de flexibilidade, movimentos repentinos, entre outros.

Segundo alguns especialistas é possível afirmar que a maioria das contraturas musculares devem-se a posturas incorretas ou movimentos repentinos menos corretos, sendo por isso a região cervical uma das áreas mais afetadas.

É importante recorrer a um especialista quando surgem este tipo de lesões, sobretudo se a intensidade da dor for elevada. Em alguns casos, tentando perceber o que a pessoa fez alguns momentos antes de a dor surgir, consegue-se chegar até à causa da mesma, contudo de forma geral tal não é possível, ainda assim a opinião de um especialista é muito importante, evitando assim problemas maiores.

Sintomas da contratura muscular cervical

Os sintomas das contraturas cervicais podem variar de pessoa para pessoa, assim como a sua intensidade. Contudo existem sintomas gerais que ocorrem em praticamente todos os casos como por exemplo, dor e tensão na zona afetada, podendo a intensidade da mesma ser desde ligeira a muito intensa, irradiação da dor para zonas adjacentes, principalmente para os membros superiores, rigidez do músculo afetado, limitação da mobilidade na zona afetada e fraqueza muscular.

Tratamentos da contratura muscular cervical

Existem várias formas de tratamento para as contraturas musculares, dependendo da gravidade da mesma, sendo que o tratamento poderá ir desde pequenas intervenções em casa, até à cirurgia propriamente dita.

No caso de ser uma contratura muscular ligeira, poderá ser tratada com pequenas intervenções caseiras, como a colocação de mantas ou sacos de água quente na zona afetada, assim como ir fazendo pequenos movimentos com a cabeça, sempre com muitíssimo cuidado, para que o músculo se vá soltando aos poucos. Em lesões um pouco mais graves já é necessário recorrer a analgésicos, anti-inflamatórios e em alguns casos a fisioterapia, uma vez que o tratamento será mais especializado e irão tratar o músculo a 100%, tentando evitar o reaparecimento. Nas lesões graves então a única alternativa será mesmo a cirurgia, onde terá ter muitíssimo cuidado durante a sua recuperação, desde a alimentação, ao estilo de vida, aos movimentos que irá fazer.